Lula perde de novo para a Veja. Agora em ação sobre capa com Marisa

0
1881

Segundo a Folha, a Justiça de São Paulo negou pedido do ex-presidente Lula para ser indenizado por danos morais pela revista Veja. O petista reclama de uma capa da publicação que trouxe a foto da ex-primeira-dama Marisa Letícia e a afirmação de que ele, em depoimento ao juiz Sergio Moro, responsabilizou a esposa no caso do tríplex de Guarujá. Sob o título “A morte dupla”, escrito em letras maiúsculas, a publicação escreveu na capa de 17 de maio de 2017: “Em seu depoimento ao juiz Moro, Lula atribui as decisões sobre o tríplex do Guarujá à ex-primeira-dama, falecida há três meses”.

“Não entendo que houve excesso nas expressões usadas pelos jornalistas réus, considerando o contexto da matéria crítica jornalística”, escreveu a juíza Andrea Ferraz Musa, em decisão tornada pública na terça-feira (13). “Assim, embora [a reportagem] contenha certa carga demeritória, não transborda os limites constitucionais do direito de informação e crítica.”

A verdade é que Lula não tem mesmo direito de reclamar. Foi ele quem disse em depoimento a Moro que a culpa era dela, foi ele quem fez uso político de sua morte, inclusive fazendo um comício em seu velório. Não tem muito do que reclamar se foi ele próprio quem deu as cartas.

A decisão da juíza foi perfeita.