Moro manda prender irmão de Dirceu e expõe fragilidade política do PT

0
966

O irmão de José Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, foi preso na manhã de hoje em Ribeirão Preto, e isso por determinação do juiz Sérgio Moro. Luiz Eduardo foi condenado em março do ano passado a 10 anos de prisão em regime inicial fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Justiça Federal, as provas colhidas indicaram que Luiz Eduardo atuou como auxiliar de Dirceu na operacionalização do recebimento de propinas e lavagem de dinheiro. No entanto, em termos político, esta nem é a parte importante. O que realmente conta agora é a fragilidade exposta do PT.

Antes da condenação unânime de Lula pelo TRF-4, a Justiça de modo geral, com exceção de Sérgio Moro, vinha passando pano para o PT. O próprio Dirceu foi liberado mesmo já tendo sido condenado no STF, a mais alta instância jurídica do país. Tudo mudou depois da condenação de Lula, agora o STF já começou a expressar um posicionamento firme e, ao que tudo indica, nem mesmo pretende discutir a questão da prisão após condenação em segunda instância.

Se as coisas seguirem neste rumo, a prisão de Lula se torna cada vez mais real.