Senadores apontam que Lava Jato pode ir para o vinagre após golpe dado pelo STF para salvar Lula

0
839
Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva reacts as he arrives at the metallurgical trade union while the Brazilian court decides on his appeal against a corruption conviction that could bar him from running in the 2018 presidential race, in Sao Bernardo do Campo, Brazil January 24, 2018. REUTERS/Leonardo Benassatto NO RESALES. NO ARCHIVES

A senadora Ana Amélia, do PP, alertou para a possibilidade de um novo entendimento do Supremo em relação ao cumprimento de pena após condenação em segunda instância.

Até o ultra-esquerdista Randolfe Rodrigues, da REDE, reconheceu como errada a decisão de ontem do STF.

“Espero que o resultado não indique que o STF claramente está mudando de jurisprudência conforme o réu. Isso poderia significar um grave retrocesso contra todos os avanços que tiveram até aqui no combate à corrupção”, afirmou o senador, que vê como uma ameaça também à lei da Ficha Limpa.

Se o STF realmente conceder habeas corpus para Lula no dia 4 – e ao que tudo indica não é improvável – isso irá enterrar completamente a Lava-Jato. A mudança de jurisprudência poderá ser usada para benefício não só de Lula, mas de diversos políticos e empresários que estão presos nestas mesmas circunstâncias.